Bem vindo ao Adapt-Free   Click to listen highlighted text! Bem vindo ao Adapt-Free

Notícias Adapt-free

Turismo acessível: o papel das viagens na democratização dos direitos

Será o turismo inclusivo para todos? Vamos discutir o papel das viagens e dos viajantes na construção de um turismo acessível para pessoas com deficiência no Brasil.


A maioria das pessoas que querem viajar acham que o maior desafio é o financeiro, mas já parou para pensar que existem centenas de aventureiros que além de pensar em seu orçamento ainda precisam se preocupar com a acessibilidade dos locais? Essa é a realidade de muitos viajantes deficientes que buscam, igual à todos, lugares que possam descobrir com liberdade e segurança.

turismo acessível é uma discussão recente no Brasil, mas ainda há muito a ser desenvolvido. Aqui vamos conversar sobre a acessibilidade no turismo e como nós podemos colaborar com a inclusão social nas viagens. A sigla PcD significa pessoa com deficiência. Identifica as pessoas que tenham algum tipo de deficiência, que pode ser de nascimento ou adquirida durante a vida.

Tendo em vista tudo isso, é necessário se colocar no lugar do outro e isso já não é uma problemática recente. Como eu vivo viajando, essa pergunta nunca me sai da cabeça: Será que minha amiga caberia aqui? Tenho uma amiga íntima que ama fazer trilhas, mas já passou por muitos transtornos por ignorância e falta de estrutura dos pontos turísticos e trilhas por aí. 

É de se espantar o número de idosos, obesos, cadeirantes, dentre outros que tem o sonho de viajar mas se decepcionam com as limitações de todos os processos de um planejamento de viagem. 

Compartilhe

Accessibility
Click to listen highlighted text!